fbpx

[Explorando] A Alsácia

“Existe uma única região na França onde se produz e bebe não só vinho, mas também Cerveja ! E as cervejas tradicionais dessa região são as lagers.”
Essa região é chamada de Alsácia e fica na fronteira com a Alemanha em um vale entre 3 montanhas. A montanha da floresta Negra na Alemanha e duas outras montanhas na França.

Esse Vale tem um microclima ideal e propício para o cultivo de lúpulos, similar ao vale de yakima no Noroeste dos Estados Unidos. E essa vantagem contribuiu muito para o fortalecimento da cultura cervejeira na região.

Após a guerra franco-germânica de 1870, a Alemanha anexou a região mas em 1918, no final da Primeira guerra mundial , a França reverteu a situação.

E no fim da segunda guerra mundial, um coletivo de cervejeiros da região começou a rotular suas cervejas como o termo Bière d’Alsace, ou cerveja da Alsácia, o que fortaleceu ainda mais a origem do estilo, lager Francesa.

O lúpulo mais antigo e tradicional da região é o Strisselspalt, existem registros do cultivo dele de 1796.

Mas em 2000 a região criou um órgão responsável por desenvolver novos DNAs de lúpulos, e com isso começa um novo capítulo do lúpulo e da cerveja Francesa, mas é tanta informação que essa história vai ficar pra outro dia!

AURORE AUX CONFINS é uma lager francesa produzida com lúpulos Franceses inspirada na cerveja da Alsácia.

Ela tem uma base tradicional com uma fermentação e maturação extremamente cautelosa e paciente, que traz um perfil extremamente limpo, que toda boa lager precisa ter! Os lúpulos Franceses acrescentaram um perfil complexo e exótico, cheio de camadas, começando por um Dank agressivo complementado por maracujá intenso, passando pelo grapefruit e finalizando em um melão tropical de plano de fundo.

Ná Fábrica, ela é servida nas maravilhosas torneiras Tchecas com aquela espuma que só elas são capazes de produzir!

Aurore Aux Confins [Bière D’alsace]

 

Não deixe de cadastrar seu e-mail pra receber materiais exclusivos sobre o assunto!