“Na Koala San Brew, estamos constantemente explorando as fronteiras da inovação cervejeira. Hoje, vamos mergulhar no universo fascinante da harmonização onde as Pastry Imperial Stouts e Coffee Imperial Stouts se encontra com a sofisticação da patisserie.”
Tal qual no último post do nosso blog, em que apresentamos nossa Coffee/Patry Stout, a Cosmic Blur, exploramos também as similaridades entre nós cervejeiros e o trabalho feito pelos grandes pâtissiers ao redor do mundo, onde se percebe um esforço e dedicação tremenda nessa busca incansável pela perfeição e celebração da criatividade.
Hoje, como uma extensão do que foi apresentado anteriormente, trazemos a vocês duas dicas de harmonização testadas pela nossa equipe, para que façam da experiência com a nossa Cosmic Blur algo inesquecível.
Antes de começarmos com as dicas em si, vamos estabelecer alguns conceitos:
1. Qual o objetivo da Harmonização? Harmonizar é combinar, unir elementos. Ao harmonizar, procuramos elementos que se liguem de alguma forma, que tenham sintonia e criem uma combinação única ao paladar. Como disse o mestre Garret Oliver, um dos pioneiros quando se trata de harmonização e seus conceitos, em seu livro “A Mesa do Mestre Cervejeiro”: “A cerveja é capaz de transformar cada refeição decente que você faz em uma experiência gustativa interessante e memorável. Ela pode aguçar seus sentidos e fazê-lo prestar atenção no que está acontecendo em seu palato. Dar um pouco de atenção – tanto à sua comida quanto à sua cerveja – faz a diferença entre uma vida culinária meramente satisfatória e uma repleta de sabores ricos e ilimitados.”
2. Tipos de Harmonização: A harmonização, assim como a análise sensorial de uma cerveja, é algo muito único e particular. Cada indivíduo tem um paladar diferente do outro e terá uma experiência diferente do outro. Mas podemos elencar alguns conceitos fixos da harmonização. Existem 3 tipos de harmonização categorizados, que são:
● Harmonização por Semelhança
● Harmonização por Contraste
● Harmonização por Complemento
Pastry Imperial Stout: Uma Sobremesa no Copo
As Pastry Imperial Stouts são verdadeiras obras de arte líquidas. Inspiradas nas delícias da confeitaria, essas cervejas encorpadas e doces são criadas para remeter a sobremesas sofisticadas, como tortas, bolos etc. Ingredientes exóticos e raros são a alma dessas criações proporcionando uma experiência sensorial única.
Imagine uma cerveja escura de base extremamente licorosa e enriquecida com baunilhas exóticas de regiões como o Taiti e Madagascar, cafés exóticos do brasil e do mundo, dentre outros elementos, oferecendo notas aromáticas e sabores incomparáveis que transformam a cerveja em uma sobremesa líquida.
Em nossos experimentos, identificamos duas ótimas harmonizações com a Cosmic Blur. Uma delas por Semelhança e a outra por Contraste, e ambas serão melhor detalhadas em por que isso acontece, quando formos explorar a harmonização em si!
Ok, mas você já deve estar aí se perguntando “Ah, mas quais são essas harmonizações que até agora você não falou!”. Vamos lá…
1ª Harmonização:
A primeira harmonização que testamos com a Cosmic Blur foi com uma torta de prestígio. Já é comum fazer tal combinação de Stouts com doces e chocolates, cervejas de maltes torrados tendem a ir bem com pratos com essas bases!
Além disso, o dulçor da sobremesa equilibra com o corpo pesado da bebida, tornando a experiência muito mais agradável, de uma forma que fica mais fácil consumir uma cerveja tão pesada (os 13% de álcool passam completamente despercebidos neste momento).
2ª Harmonização:
Essa segunda tentativa considero até mais bem-sucedida do que a anterior. Muitas vezes, quando realizamos essas harmonizações, conseguimos transcender os sabores dos próprios alimentos que estamos trabalhando. Tal feito é conhecido como o 3° sabor, que é quando, ao consumirmos dois alimentos distintos, conseguimos atingir um novo sabor que a princípio não estava ali. Neste exemplo, de uma Harmonização por Contraste, em que pegamos um Cheesecake de frutas vermelhas e combinamos com a Cosmic Blur, percebemos que a acidez das frutas reagiu com o dulçor da cerveja, criando uma sensação em boca de um alimento extremamente suave e macio, quase como se estivéssemos comendo um algodão.
Conclusão:
Então é isso, essas são as dicas que gostaríamos de apresentar a vocês hoje. Abaixo, deixaremos anexados links com receitas que encontramos para as sobremesas mencionadas, caso vocês queiram dar uma de Cédric Grolet e se aventurar nesse mundo da Patisserie, como também vocês encontrarão o link para adquirir a Cosmic Blur no site da KSB.
Receita torta prestígio | Receita Cheesecake
Texto por Igor Barbosa. 04/07/2024
Igor barbosa é Eng. químico e Sommelier de Cervejas, faz parte da equipe da KSB atuando no setor de logística e expedição.
Cadastre seu e-mail pra receber condições exclusivas!